Infraestrutura de Transporte

Obras de infraestrutura de transporte coletivo são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico e para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente nas grandes metrópoles.

A necessidade de modernizar as instalações aeroportuárias e de transporte de massa nacionais nos levou a viabilizar projetos diversificados neste segmento. Iniciativas que demandam tecnologias construtivas complexas, conhecimento técnico acumulado e colaboradores treinados, como vias expressas de transporte coletivo, metrôs, aeroportos e estações ferroviárias, estão entre os exemplos da nossa atuação nas últimas décadas.

Aeroporto
Santos Dumont | RJ

Construção do novo terminal, aumentando a capacidade do aeroporto para 8,8 milhões de passageiros por ano. O projeto incluiu a instalação de oito pontes de embarque ligadas a um conector circular com paredes e cobertura de vidro, com 280 metros de comprimento e 14 metros de largura, que serve como salão de embarque e permite a visualização da Baía de Guanabara, cartão postal da cidade do Rio de Janeiro. 

Metrô Rio
Linha 1 A | RJ

Construção da extensão da Linha 2, denominada Linha 1A, que permitiu que as viagens ficassem 13 minutos mais curtas, sem interrupções para baldeações, da Pavuna, subúrbio do Rio de Janeiro, até a Zona Sul. Foram construídos 5,2 quilômetros de trilhos para novas vias e 7 quilômetros de trilhos para pátios de manutenção, uma nova estação, batizada de Leonel Brizola, além de uma passarela sobre a Avenida Presidente Vargas. Um dos destaques do projeto é o grande arco metálico que, com 110 metros de extensão, é o maior vão de ponte ferroviária existente no Brasil. 

Transcarioca | RJ

Construção de um trecho do BRT (Bus Rapid Transit) com aproximadamente 12 quilômetros de extensão, que liga a Penha ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Dentre as nove obras de arte que compõem o trecho, destacam-se o viaduto sobre a Avenida Brasil (um arco com 150 metros de vão livre e cerca de 2.000 toneladas de estrutura metálica); a ponte estaiada sobre a Baía de Guanabara, que liga a Ilha do Fundão à Ilha do Governador; a ponte sobre o Canal do Fundão, com 220 metros de extensão; e o viaduto sobre a Estrada do Galeão, com 600 metros em estrutura mista, metálica e pré-moldada de concreto. 

Expresso Tiradentes | SP

Com 2,8 quilômetros de extensão, este trecho do Expresso Tiradentes é parte do maior corredor de ônibus da cidade de São Paulo, com 31,8 quilômetros de extensão. O projeto incluiu a construção de uma via elevada de 1.040 metros, que ultrapassa um complexo de outros viadutos, uma linha de trens da CPTM e o rio Tamanduateí, e a construção de um terminal, de uma estação de transferência e duas paradas com suas respectivas plataformas de embarque.

Corredores Expressos Rio Bonito e Inajar de Souza | SP

Construção de linhas segregadas (calhas) para a circulação de ônibus especiais articulados com o intuito de melhorar o fluxo de transporte coletivo na cidade de São Paulo. Em ambos os projetos foram construídas paradas elevadas e terminais adaptados para o tipo de veículo utilizado. 

Metrô Linha 4
Zona Oeste e Zona Sul | RJ

Construção de 5 estações da Linha 4 do Metrô Rio, ligando a estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca (zona oeste), à estação General Osório, em Ipanema (zona sul). No trecho Zona Sul, a escavação foi feita pelo Tunnel Boring Machine (TBM), também chamado de “Tatuzão”. O equipamento, o maior já utilizado na América Latina, tem 2.000 toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro e pode escavar entre 15 e 18 metros de túnel por dia. 

Metrô SP
Linha 5 - Lilás | SP

Lote 6 da expansão da Linha 5 – Lilás. Obras civis de concreto para a construção de duas estações de passageiros (AACD – Servidor e Hospital São Paulo) e um estacionamento de trens.

Metrô de Recife
Linha Sul | PE

Obra de infraestrutura para a expansão do metrô de Recife, Linha Sul, com a instalação de 3,6 quilômetros de via em linha dupla, com bitola de 1,6 metros. O projeto incluiu a implantação de três estações metroviárias e obras de arte especiais.

Transoceânica | RJ

Obras de construção do corredor viário BHLS (Bus with a High Level of Service) no município de Niterói. A Transoceânica é composta por amplas faixas para veículos leves, além de faixa exclusiva para ônibus e 16 km de nova malha cicloviária. O corredor é composto por duas estações terminais e 11 estações intermediárias, com a Estação Charitas integrada à Estação das Barcas. O corredor viário possui 9,3 km de extensão e percorre 12 bairros de Niterói abrangendo e beneficiando uma população de aproximadamente 125 mil pessoas.

O Túnel Charitas-Cafubá é o maior legado deixado pela obra. Composto por galeria dupla com 1,35 km de extensão, o túnel possui um moderno e exclusivo centro de controle de operações. A obra não se resumiu somente ao corredor viário e aos túneis. Ela também incluiu uma nova urbanização das ruas adjacentes ao corredor principal, assim como nova sinalização semafórica em toda a extensão e nova iluminação pública. Além disso, incluiu nova macrodrenagem com extensão de 4,8 km de galerias de concreto ligadas diretamente a Lagoa de Piratininga.

Estações Ferroviárias
CPTM | SP

Adequação das estações ferroviárias Roosevelt e Brás pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo (CPTM). 
A Carioca também construiu a Nova Estação, com 16.509 m² de área, além da ponte de acesso para interligação com a estação do metrô, escadas rolantes e elevadores hidráulicos. Isso permitiu o translado de 220 mil passageiros por dia. O projeto contemplou também o remanejamento de vias férreas e a completa restauração das edificações históricas da antiga Estação do Brás.