Portos e Terminais Marítmos

Em 1988 houve a aquisição da empresa dinamarquesa Christiani-Nielsen Engenheiros e Construtores, que já atuava no Brasil desde 1917.

Dessa forma, incorporamos a expertise e a tecnologia em construção de terminais marítimos, um segmento no qual a Christiani-Nielsen era líder de mercado.

Atualmente, a Carioca Engenharia ocupa uma posição de destaque na execução de obras marítimas e portuárias no país. Temos um extenso portfólio de cais construídos e importantes terminais marítimos em nossa lista de realizações. Essa trajetória sólida reafirma nosso compromisso com a excelência e a qualidade em cada projeto que executamos.

Ampliação do
Porto do Rio | RJ

Em desenvolvimento

Ampliação da extensão do cais do Porto do Rio de Janeiro, da ICTSI Rio — subsidiária da International Container Terminal Services, Inc.. A obra ampliará em quase 6 mil m² a área do cais do porto, aumentando a capacidade do porto para receber mais embarcações e com maior porte.

Terminal ThyssenKrupp
CSA | RJ

Composto por uma ponte de acesso com 3.825 metros de extensão, o terminal também conta com um píer para atracação de dois navios capesize com 700 metros de comprimento por 35 metros de largura. Foram utilizadas duas metodologias executivas para cravação das 1.788 estacas protendidas de concreto e montagem das peças pré-fabricadas: uma com os ramlifts (bate-estacas flutuante) e outra com o cantitravel (estrutura metálica deslizante com guindaste de 300 toneladas). O projeto incluiu, ainda, a construção dos prédios administrativos e dos sistemas elétricos e de automação.

Cais Comercial CODESA | ES

Obras de ampliação do cais comercial do Porto de Vitória. O cais foi ampliado em 100 metros em seu comprimento e 21,3 metros ao longo dos 350 metros dos berços 101 e 102. As estacas foram escavadas com uso de perfuratriz e, por se tratar de um terreno com perfil geológico rochoso e sem cobertura de solo, adotamos a metodologia de “furo secante” para garantir que o pé da estaca não sofra deslocamentos. Além da perfuração, a obra contou com um processo inovador de derrocagem submarina chamado “pré-fissuramento”, que teve por objetivo garantir que, ao fazer o aprofundamento do canal, as ondas de choque da futura detonação não abalassem a estrutura do novo cais.

GNL Baía de Guanabara | RJ

Terminal marítimo na Baía de Guanabara, em local com lâmina d’água de 26 metros, para operar navios de GNL (Gás Natural Liquefeito), constituído por plataforma de operação com 60 por 50 metros, 7 dolfins de amarração e 7 dolfins de atracação, ligados por passarelas. Todas as estruturas estão apoiadas em 322 estacas de concreto armado com camisa metálica, com diâmetro de 0,80 metros, perfuradas na rocha, com até 50 metros de profundidade. O projeto apresentou um grande desafio a ser superado: um prazo de execução de apenas sete meses. 

Porto de Alumar | MA

Ampliação das instalações portuárias da Alumar, em São Luís, com a construção de uma extensão do píer de 221,62 metros e largura de 19,6 metros, com a finalidade de permitir a atracação de dois navios de até 65.000 DWT simultaneamente.

Terminal Petroleiro de Baía de Ilha Grande | RJ

Projeto e construção de um píer de atracação para navios de até 500.000 DWT no berço externo e 350.000 DWT no berço interno, simultaneamente. O terminal inclui uma ponte de acesso com 1.270 metros de extensão, 18 dolfins e plataforma de operação.

Estaleiro Inhaúma | RJ

Reforma das instalações e recuperação estrutural do Dique Seco Nº 2, no Estaleiro Inhaúma, antigo Ishikawajima, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro. Entre os serviços executados estão a análise estrutural dos elementos existentes, reforço da parede de fundo do dique, análise e recuperação estrutural das paredes laterais, fornecimento e instalação de defensas e do sistema de manobras dos navios, recuperação dos cabeços de amarração e trilhos do sistema de manobra de navios e recomposição do pavimento no entorno do dique. 

Molhes do Rio Grande | RS

Ampliação dos molhes leste e oeste de proteção do Porto do Rio Grande com extensão do enrocamento utilizando rochas de diferentes tonelagens e peças de concreto pré-moldadas (tetrápodes). Na execução dos serviços foram empregados mais de um milhão de metros cúbicos de rocha e 11.500 tetrápodes de 8 e 12 toneladas. 

Superporto do Açu | RJ

Elaboração de projeto executivo e execução das obras das estruturas de atracação do Cais de Apoio Offshore e do Terminal de Múltiplo Uso, em São João da Barra (RJ), para o cliente Prumo Logística Global. 

Estaleiro Jurong Aracruz | ES

A construção dos quebra-mares norte, sul e leste, num total de 2.495 metros de extensão, para o Estaleiro Jurong Aracruz envolveu a movimentação de 1,7 milhão de toneladas de rocha. Fomos contratados posteriormente pelo cliente para a construção das fundações, obras civis e montagem dos trilhos para o Pórtico Goliath, com capacidade de 300 toneladas, 150 metros de vão livre e comprimento total composto por duas linhas de 450 metros. 

GNL Bahia | BA

Obras de implantação do Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito da Petrobras na Baía de Todos os Santos, com capacidade de regaseificar 14 milhões de metros cúbicos por dia.

O terminal conta com o sistema de atração inovador side-by-side, em que o navio supridor tem conexão direta com o navio regaseificador. O projeto envolveu a construção de um píer, uma plataforma de operação de 35 metros por 58 metros, Casa de Controle, dois braços de carregamento e uma subplataforma anexa de 12,55 metros por 26 metros, destinada à captação de água para combate a incêndios, e ponto de atracação para embarcações de transporte de pessoal. Além disso, foram montados seis dolfins de amarração, quatro dolfins de atracação e passarelas de interligação entre os dolfins e a plataforma.

Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR) | ES

Construção do píer do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR) da Petrobras para o escoamento marítimo do gás liquefeito de petróleo (GLP) e da gasolina (C5+) resultantes do processamento de gás natural no Pólo de Cacimbas, no município de Linhares. O trabalho incluiu a construção de uma ponte acesso de 180m de comprimento, uma plataforma de operações de 60m x 40m e 17 dolfins capazes de receber navios de 6.000 DWT a 60.000 DWTs.

Terminal Salineiro de Areia Branca | RN

Construção marítima offshore para a ampliação e adequação da ilha artificial para recepção, estocagem e carregamento de sal a granel.  A obra também incluiu a construção do cais de barcaças, instalação do descarregador de barcaças e potenciação dos transportadores de correia e carregamento de navios.