Saneamento

As obras de saneamento estão entre as que causam maior impacto na melhoria da qualidade de vida das populações beneficiadas.

O setor público brasileiro vem investindo progressivamente neste tipo de projetos nas principais regiões metropolitanas do país, propiciando nossa atuação em importantes obras do segmento, tais como emissários submarinos, recuperação e canalização do leito de rios, estações de tratamento de esgoto e implantação de sistemas de abastecimento, tratamento e distribuição de água.

Ampliação da ETE de
São Pedro da Aldeia | RJ

Em desenvolvimento

O município de São Pedro da Aldeia, conta atualmente com 104.029 habitantes e terá a sua Estação de Tratamento ampliada de 80 l/s (para 160 l/s. Também serão feitas interligações necessárias em unidades existentes na própria ETE que está em operação constante.

Várzeas do Tietê | SP 

Em desenvolvimento

Contratação semi-integrada para elaboração do projeto executivo e execução das Obras do sistema de esgotamento Várzeas do Tietê, nas bacias Tietê Leste (TL-15, TL-17, TL-19, TL-21, TL-23 E TL-25), integrantes da etapa IV do Projeto Tietê. Região da Zona leste de São Paulo, compreendendo o bairro de Itaquera e os municípios de Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.

Construiremos uma estação elevatória e 22,6 km de redes de esgoto, coletores tronco e interligações, com diâmetros variando de 200mm a 1500mm em diferentes métodos construtivos, sendo aproximadamente 13km em método não destrutivo (MND) e 9km em vala a céu aberto (VCA).

Ampliação da ETA Rio Dourado e Construção de Adutora
Rio das Ostras | RJ

Obras de ampliação da ETA Rio Dourado de 360 para 610l/s, incluindo obras civis e montagem hidro e eletromecânica. A instalação de novos fluculadores e decantadores garantirão a maior capacidade e melhor distribuição de água.

Além dos serviços na ETA, executamos a implantação de 12km de adutora para compor o sistema, proporcionando a entrada de água com mais vazão e pressão pelos dois lados da cidade. Foram beneficiados 160 mil cidadãos que sofriam com a falta de água.

Calha do Tietê | SP

Alargamento e aprofundamento da calha do Rio Tietê, construção das estruturas de desemboques e afluentes e contenção das margens do mais tradicional curso d’água do estado de São Paulo, numa extensão de 6,4 quilômetros, com a finalidade de aumentar a capacidade de vazão de 710m3/s para 1.434m3/s.

Rios da Baixada | RJ

Intervenções estruturais para controle de 
inundações, urbanização e recuperação ambiental 
das bacias dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapuí, na Baixada Fluminense.

Emissário Submarino de Praia Grande | SP

Recuperação ambiental da região metropolitana da Baixada Santista, com a execução de um novo interceptor ao longo da Avenida Glicério, em Santos, com comprimento de 2.300 metros, e a ampliação do tramo final do emissário submarino em 400 metros. A construção do emissário submarino de Praia Grande, no município de São Vicente, com extensão total de 4.000 metros e demais instalações complementares, elevou o índice de coleta de esgoto de 49% para 77%.

Nova Baixada ETE
Orquídea | RJ

Projeto de urbanização integrada com saneamento básico 
em Belford Roxo, município da Baixada Fluminense. 
Além de obras de infraestrutura urbana, foram construídas duas praças, duas creches, dois postos de saúde e um Centro Comunitário de Cidadania, além de uma estação de tratamento de esgoto – ETE Orquídea – e duas elevatórias – Heliópolis e Final.  A ETE Orquídea é a maior da Baixada Fluminense e foi projetada para tratar o esgoto de vários bairros de Belford Roxo e de outros municípios da Baixada.