Rodovias e Obras de Arte

Milhares de veículos trafegam diariamente por rodovias locais, regionais e por importantes troncos rodoviários do país que contaram com a contribuição da Carioca Engenharia para sua implantação e/ou modernização.

Participamos ativamente de intervenções em milhares de quilômetros de vias que contribuem para interligar um país de dimensões continentais. Somos responsáveis pela execução de obras rodoviárias, pontes e viadutos em diversos estados, como Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

Ponte de Guaratuba | PR

Em desenvolvimento

Construção de ponte que ligará os municípios de Guaratuba e Matinhos. A ponte terá comprimento de 1.244 metros, com quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada (duas em cada sentido), duas faixas de segurança, barreiras de concreto, calçadas com ciclovia em ambos os lados (3 metros de largura) e uma área estaiada de 320 metros. Na margem norte, a PR-412 será alargada para ambos os lados a fim de facilitar o encaixe com a ponte. Também será implantado um retorno embaixo da ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos. Na margem sul, haverá uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além da implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes. No total, englobando ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3.100 metros.

Rodoanel
Mário Covas | SP

Construção do Lote 5 Sul do Rodoanel, com 18 quilômetros de extensão. O trecho incluiu a execução de 35 obras de arte especiais, com destaque para o elevado sobre a Rodovia Régis Bittencourt, com 680 metros de extensão. Nas fundações do elevado foram utilizadas 667 estacas, com aproximadamente 11.000 metros de comprimento total, 82 pilares com vigas travessas e 140 vigas pré-moldadas.

Arco Metropolitano | RJ

Obras e serviços de terraplenagem, pavimentação, obras de arte e drenagem do Lote 2 da rodovia denominada Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, com extensão de 19,6 quilômetros. A rodovia liga o município de Itaboraí ao Porto de Itaguaí, atravessando os municípios de Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri e Seropédica. No total, são 145 quilômetros de extensão.

Via UHOS | RJ

Com 17 pontes (10 em concreto e 7 em estrutura metálica) distribuídas ao longo de 18 quilômetros de extensão, a via UHOS (Ultra Heavy Over Size) foi construída exclusivamente para permitir o transporte para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), em Itaboraí, de equipamentos e cargas de grandes dimensões que chegavam a pesar 1.000 toneladas.

Linha Vermelha | RJ

A Linha Vermelha foi um reforço fundamental na penetração viária do Rio de Janeiro, promovendo a integração de diversos municípios da Baixada Fluminense ao miolo da cidade. Participamos de duas etapas da obra.

1ª Etapa: Execução de um trecho de 3.212 metros de via expressa que liga o Caju à entrada da Ilha do Governador, composta em parte por uma ponte sobre o Canal do Cunha, com 1.432 metros de extensão, além de 1.780 metros de pistas duplas com largura de 14,25 metros e cinco pontilhões, num prazo recorde de 11 meses.

2ª Etapa: Implantação de via expressa com 2.745 metros de extensão e duas pistas de rolamento com largura total de 24 metros e execução de uma ponte sobre trecho da Baía de Guanabara com extensão de 1.575 metros. O destaque ficou por conta das fundações em tubulões em mar com até 50 metros de profundidade.

Contorno Rodoviário
Geraldo di Biasi | RJ

Construção de ponte com 23 metros de altura e 243 metros de extensão, 6 quilômetros de pavimentação, colocação de 15.000 m² de grama na contenção de dois taludes e urbanização das alças dos contornos; drenagem e sinalizações verticais e horizontais. A obra foi estratégica para desviar o tráfego de veículos pesados e desafogar o trânsito no centro da cidade de Barra do Piraí, melhorando a logística, a economia e a qualidade de vida dos moradores da região.

Ponte do Rio das Antas | RS

A Ponte Ernesto Dornelles, construída na divisa entre os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis, no Rio Grande do Sul, tem como base de sustentação dois arcos engastados na rocha, em ambas as margens, com 186 metros de vão livre.

Estrada do Mato Alto | RJ

Duplicação da Estrada do Mato Alto, no bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, com o objetivo de melhorar as condições de urbanização, drenagem e tráfego entre a Estrada do Monteiro e a Avenida das Américas. As obras incluíram serviços de terraplenagem, pavimentação de 112 mil metros quadrados, instalação de rede de drenagem de mais de 9 quilômetros de extensão, canteiro central com até 3 metros de largura, moderno sistema de iluminação, passeios, ciclovia, uma passarela de pedestres e novas pontes sobre os rios Valão das Cinzas e Cabuçu.

Rod. SP-280
Castelo Branco | SP

Primeira obra rodoviária realizada pela Carioca em São Paulo. Em 1988, a empresa teve importante participação nos trabalhos de restauração e manutenção da Rodovia Castelo Branco, principal ligação entre as regiões Metropolitana e Oeste da capital paulista.

Via Light | RJ

A Via Light, implantada em área urbana densamente povoada, tem 10,7 quilômetros de extensão e faixa de rolamento com 21 metros de largura. Partindo do município do Rio de Janeiro, a via atravessa Nilópolis, São João de Meriti e Nova Iguaçu, localizados na região Metropolitana do estado.

BR-381

A BR-381 liga o Espírito Santo a São Paulo, passando pela Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre as capitais mineira e paulista é conhecida como Rodovia Fernão Dias. Desde 1979 a Carioca executou várias obras de terraplanagem, pavimentação e outras intervenções na BR-381. A primeira, no Vale do Aço mineiro, entre Nova Era e Coronel Fabriciano, com 55,5 km de extensão, perdurou até 1982. A seguir, em 1985, no lote 6 do trecho entre Belo Horizonte e a divisa MG-SP. Mais tarde, já no final dos anos 90, participamos da duplicação de trecho da estrada entre Nepomuceno e a mesma linha demarcatória entre os dois estados.