1947

Fundada em 1947 com o nome de Empresa Carioca de Engenharia,

iniciamos as atividades em projetos de urbanização no subúrbio do Rio de Janeiro. No final da década de 50, além de dar continuidade ao trabalho de pavimentação no subúrbio carioca, a empresa abriu novas fronteiras e realizou na Zona Sul da cidade a urbanização da Praia do Pinto, favela que existia entre os bairros do Leblon e da Lagoa.

1966

Em 1966, a Carioca Engenharia expandiu seus negócios,

incorporando novos clientes e passando a atuar em obras de perfil diferenciado, como o enrocamento e a terraplanagem da praça do pedágio da Ponte Rio-Niterói e a modernização do Parque de Minério e Carvão da Companhia das Docas do Rio de Janeiro.

1970

Os anos 70 representaram um marco para a empresa,

pontuando o início da sua atuação fora do Rio de Janeiro com a pavimentação da Rodovia BR367 – Porto Seguro Cabrália e também diversificando seu portfólio de obras, com destaque para a Irrigação de Maniçoba (BA) e as instalações do Autódromo Internacional do Rio de Janeiro.

1980

Em 1984, a Carioca Engenharia assumiu o protagonismo

na fabricação de pré-moldados e iniciou a construção de 140 CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) no estado do Rio, modelo que posteriormente foi replicado em outras regiões do país.

Em 1988, a empresa passou por um novo momento significativo em sua história: a aquisição da Christiani-Nielsen Engenheiros e Construtores, incorporando ao seu acervo de obras centenas de empreendimentos da construtora dinamarquesa no Brasil, principalmente sua expertise em obras marítimas. No final da década de 80, a companhia entrou no mercado de construção imobiliária, com a execução de empreendimentos que se destacaram pela qualidade e localização privilegiada.

1990

Com a nova configuração, a Carioca Engenharia experimentou nos anos 90 um boom de crescimento,

estando à frente de grandes empreendimentos como a construção da primeira e segunda etapa da Linha Vermelha (RJ) e do Poliduto Replan-Brasília para a Petrobras, iniciando sua atuação no segmento de dutos para transporte de derivados de petróleo. Fomos pioneiros ao obter, em 1996, a primeira certificação ISO 9002 concedida a uma obra pública realizada no Rio de Janeiro – a Penitenciária Bangu III. A partir daí, o trabalho ganhou abrangência com a extensão da certificação a outras áreas de atuação, permitindo à empresa obter novas certificações.

2000

Com quase 60 anos de existência, a Carioca Engenharia recebeu em 2003 um importante reconhecimento,

sendo eleita uma das três empresas mais desejadas para se trabalhar no setor nacional da Construção. Dois anos depois, em 2005, a Revista Exame Maiores e Melhores premiou a companhia como a empresa com melhor desempenho no setor da Construção. O final dos anos 2000 também foi marcado por um grande desafio: a construção do Gasoduto Urucu-Coari-Manaus (AM), projeto de grande importância e complexidade técnica no meio da Floresta Amazônica. Esse período também é marcado pelo aumento do número de obras pesadas no portfólio da empresa.

2010

Na década de 2010, a Carioca Engenharia se consolida como uma das maiores construtoras do país

e inicia um dos projetos mais significativos realizados nos últimos anos no Rio de Janeiro: a revitalização e operação da região do Porto do Rio, capitaneada pela Concessionária Porto Novo, fruto de uma Parceria Público-Privada.
No mesmo período, a empresa se destacou pela expertise em projetos complexos e de grande escala. Participamos de diversas grandes obras de infraestrutura, como a Transcarioca (RJ), Arco Metropolitano (RJ), Metrô Linha 4 Zona Sul e Barra (RJ), expansão da Linha 5-Lilás do Metrô (SP), Terminal GNL (BA e RJ), Transposição do Rio São Francisco (PE), Bio-Manguinhos (RJ), dentre outras.

2020

A trajetória da Carioca Engenharia é marcada pela busca constante pela excelência,

pela capacidade de adaptação às mudanças e pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável. Atualmente, continuamos a desempenhar um papel relevante na construção civil do país, demonstrando solidez, registrando crescimento e conquistando projetos significativos como a Ponte de Guaratuba (PR), a ampliação do Porto do Rio (RJ), Várzeas do Tietê (SP) e o Programa Mananciais (SP).

Prêmios

Ao longo da sua trajetória empresarial, a Carioca Engenharia vem alcançando o reconhecimento dos seus clientes, fornecedores, parceiros, meios de comunicação e entidades de classe.

Esse reconhecimento também é expresso de outras formas por meio de homenagens e prêmios recebidos pela empresa nos últimos anos, que atestam a credibilidade e respeito que desfrutamos no setor da construção civil e no mercado em geral.

Prêmio InovaInfra Revista O Empreiteiro, 2024
Empresa do ano no setor de Construção e Engenharia Revista Valor 1000, 2016
Lugar Indústria da Construção Revista Exame Melhores & Maiores, 2016
Lugar Ranking das 25 maiores construtoras do país Revista O Empreiteiro, 2016

Prêmio Infrão 2023

pelo projeto do Gasoduto Urucu Coari-Manaus e portfólio de obras da empresa

6º Lugar

Segmento Construção e Engenharia

Exame Melhores & Maiores, 2016

9º Lugar

Ranking Geral das Construtoras Brasileiras

Revista O Empreiteiro, 2015

1º Lugar

Liquidez Corrente da Indústria da Construção

Exame Melhores & Maiores 2015

1º Lugar

Prêmio Vitae Rio 2015 – Categoria Prata conferido pelo Seconci Rio

por realizar ações eficazes, preventivas e proativas na gestão de segurança e saúde ocupacional da obra Fábrica de Escolas do Amanhã

11º Lugar

Ranking das 25 Maiores Construtoras Nacionais

Revista O Empreiteiro de 2014

2º Lugar

Crescimento e Liquidez Corrente

Revista Exame Melhores & Maiores 2014

2º Lugar

Liquidez Corrente

Revista Valor 1000, 2014

2º Lugar

Indústria da Construção

Revista Exame Melhores & Maiores 2013

16º Lugar

Ranking das 25 Maiores Construtoras Nacionais

Revista O Empreiteiro de 2013

1º Lugar

Liquidez Corrente

Revista Valor 1000, 2013

20º Lugar

Ranking das 25 Maiores Construtoras

Revista O Empreiteiro de 2012

Prêmio Empresário Amigo do Esporte 2012

pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte

Prêmio de Responsabilidade Social e Mérito por Participação no Ranking da Engenharia Brasileira

da Revista O Empreiteiro de 2010

3º Lugar

Liquidez Corrente, 16° lugar entre os 20 Maiores Índices de Liquidez Corrente e 292° lugar entre as Maiores Empresas no ranking

da Revista Valor 1000 de 2010

2º Lugar

Sustentabilidade Financeira, 4° lugar em Recursos Humanos e 5° lugar entre As Melhores em Engenharia, Construção e Imobiliário

no ranking da Revista Dinheiro de 2009

2º Lugar

Crescimento, 3° lugar em Liquidez Corrente, 4° lugar entre As Melhores Indústrias da Construção e 5° lugar em Rentabilidade

no ranking da Revista Exame de 2009

Prêmio de Responsabilidade Social e Mérito por Participação no Ranking da Engenharia Brasileira

da Revista O Empreiteiro de 2010

Prêmios de Reconhecimento de 20 Milhões de Horas de Trabalho sem Incidentes;

Empresa Parceira da Comunidade e Participação e Prestação de Serviços na Área de Construção Civil, em 2008, na Unidade 2 da Refinaria da Alumar

Melhor Performance na 21ª Olimpíada das Contratadas do Projeto ALREF U2/Alumar,

em abril de 2008

7º Lugar

Ranking das Empresas que Mais Cresceram em Vendas e 360° lugar no ranking das 500 Maiores Sociedades Anônimas do Brasil

para a Revista Conjuntura Econômica de 2008

Prêmio por Desempenho em Segurança – 5 Milhões de Horas de Trabalho sem Incidentes com Afastamento na Alcoa/Alumar,

em março de 2007

Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social do Instituto Ambiental BIOSFERA e Instituto Brasileiro de Estudos Especializados

IBRAE, em 2007

1º Lugar

Ranking das Melhores em Construção Civil, 2° lugar em Liquidez Corrente, 2° lugar em Rentabilidade e 3° lugar em Riqueza/Empregado

da Revista Exame de 2005

Uma das três empresas mais desejadas para se trabalhar no setor de Construção

da Revista Forbes Brasil em 2003