Alunos do Instituto Apontar vivenciam imersão em obra de saneamento em São Pedro da Aldeia
Dez crianças do 5º ano do Instituto Apontar, do Rio de Janeiro, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia, na última sexta-feira (26/07). A visita, promovida pela Carioca Engenharia, empresa responsável pela obra e apoiadora do Instituto, proporcionou aos jovens uma experiência imersiva no mundo da engenharia civil.
Os estudantes, acompanhados de professores e responsáveis, conversaram com engenheiros da Carioca sobre os desafios da obra e a rotina da profissão de engenheiro civil. A visita guiada ao canteiro de obras permitiu que as crianças aprendessem sobre o processo de tratamento de esgoto e a importância do saneamento básico para a saúde e o meio ambiente. “Escolher uma profissão é um desafio e é de extrema importância ter informações práticas sobre o dia a dia de diversas carreiras. A troca foi muito produtiva e, quem sabe, em breve teremos novos colegas de trabalho.”, comentou Armando Bertocchi, Gerente de Contrato da obra.
A experiência despertou o interesse de alguns alunos, como Davi Farias, que sonha em ser engenheiro eletricista, e Helena Alves, que pretende seguir a carreira de engenheira civil, “Está sendo muito legal, uma experiência única. Muitas coisas que eu não sabia, estou aprendendo aqui hoje e isso é muito importante para mim, porque quero ser engenheira civil quando crescer”.
A ampliação da ETE de São Pedro da Aldeia é uma obra importante para o município, que contará com maior capacidade de tratamento de esgoto, ampliando de 120 l/s (litros por segundo) para 160 l/s (litros por segundo), beneficiando seus mais de 100 mil habitantes. A Carioca Engenharia, contratada pela Concessionária Prolagos S/A, segue trabalhando para entregar a obra e contribuir para o desenvolvimento da região.
Sobre o Instituto Apontar: O Instituto Apontar é uma organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes de baixa renda com alto potencial, oferecendo atividades extracurriculares e acompanhamento pedagógico. A iniciativa visa ampliar as oportunidades educacionais e profissionais desses jovens, contribuindo para um futuro mais promissor.