Obra da Transoceânica é finalizada

Obra da Transoceânica é finalizada

20.02.2020

Após 5 anos, as obras de construção do corredor viário BHLS (Bus with a High Level of Service) do Consórcio Transoceânica, composto por Carioca Engenharia e Constran, terminaram. A Transoceânica é composta por amplas faixas para veículos leves, além de faixa exclusiva para ônibus e 16 km de nova malha cicloviária. O corredor viário já se encontra em plena operação desde o segundo semestre de 2019. É composto por duas estações terminais e 11 estações intermediárias, com a Estação Charitas integrada à Estação das Barcas.

O corredor viário possui 9,3 km de extensão e percorre 12 bairros de Niterói abrangendo e beneficiando uma população de aproximadamente 125 mil pessoas. O trajeto entre os bairros Engenho do Mato e Charitas, que antes durava uma hora, passou a ser realizado em 20 minutos.

Para Carlos Eduardo Medeiros, representante da Carioca no consórcio, “Dentre todos os benefícios que a Transoceânica trouxe para a qualidade de vida da população niteroiense, o Túnel Charitas-Cafubá é o maior legado deixado pela obra. Após uma espera de quase 50 anos ele se tornou realidade sendo, inclusive, um dos mais modernos do Rio de Janeiro. ” O túnel de galeria dupla com 1,35 km de extensão, possui um moderno e exclusivo centro de controle de operações. Também é composto por 1.100 lâmpadas de LED, 40 câmeras e 80 telefones de emergência.

A Transoceânica, em matéria de transformação da qualidade de vida da população da Região Oceânica, já é por si só uma obra histórica, mas não se resume somente ao corredor viário e aos túneis. Ela também inclui uma nova urbanização das ruas adjacentes ao corredor principal, assim como nova sinalização semafórica em toda a extensão e nova iluminação pública, composta por 1.206 postes com lâmpadas em LED.

A obra também incluiu nova macrodrenagem com extensão de 4,8 km de galerias de concreto ligadas diretamente a Lagoa de Piratininga. Esta ação finalmente resolveu um problema de décadas que era a constante inundação no período de chuvas do Trevo de Piratininga e das entradas dos bairros Santo Antônio e Maralegre.

Compartilhar