UMA NOVA HISTÓRIA COMEÇA A SER ESCRITA

UMA NOVA HISTÓRIA COMEÇA A SER ESCRITA

30.08.2023

Construir o futuro – da empresa, dos nossos colaboradores, da sociedade, das pessoas e do mercado da engenharia. Foi a partir desse propósito, definido após um mergulho profundo na cultura, visão, valores e missão da Carioca Engenharia, que a agência Redondo Estratégia + Design começou a desenvolver nossa nova marca, que lançamos hoje. Após uma pesquisa inicial que envolveu colaboradores, ex-colaboradores, parceiros e formadores de opinião, foi estabelecido que o nome que originou a empresa há 76 anos, Carioca Engenharia, seria preservado nessa nova fase e passaria a figurar sozinho, suprimindo “Christiani-Nielsen”, incorporado no final dos anos 80 após a aquisição da construtora dinamarquesa.

“Esse lançamento marca um momento de muito trabalho e de superação das adversidades, em que seguimos firmes, mais resilientes do que nunca, voltando a ostentar o nosso nome. Somos Carioca Engenharia e todo esse processo que originou a nova marca reforçou isso. Nossos valores continuam e agregamos a eles a inovação e esse olhar para o futuro”, ressaltou o Diretor Geral da Carioca, Daniel Rizzotti.

Após as definições iniciais de propósito e novo nome da empresa, o desafio foi transformar essas descobertas estratégicas em uma solução de design que respeitasse a história da marca e que, ao mesmo tempo, reimaginasse seu futuro. “Foram cerca de seis meses de imersão no universo da Carioca Engenharia entre pesquisas e entrevistas que levaram a insights essenciais. Ficamos surpresos ao perceber o quão sólida e internamente alinhada já era a essência da marca. No entanto, precisávamos transformar e materializar todo esse conhecimento”, explica Jaqueline Fernandes, sócia e diretora criativa da Redondo.

O resultado foi a criação de um símbolo que contempla as cores originais da marca, reforçando sua história de quase oito décadas, e que incorpora formas que se expandem em movimentos ascendentes, fortalecendo, assim, o conceito de renovação e crescimento contínuo da Carioca Engenharia. Estas formas, como faixas, convergem e se unem na mesma direção, espelhando o movimento coeso do nosso time.

 

Tradição alinhada à renovação

A agência utilizou uma tipografia moderna e marcante, desenhada para harmonizar com o novo símbolo, com uma linguagem visual com elementos gráficos que trazem frescor, modernidade, dinamismo, força e propriedade para a marca, reforçando o compromisso com a renovação permanente, mas preservando seu nome e valores.

Para o Diretor de Suporte à Gestão, Fábio Meirelles, a nova marca representa jovialidade. “Somos uma empresa tradicional, honramos nossas tradições e história, mas estamos sempre em busca de inovação. Essa mudança chega para marcar isso e também reforçar que nossos valores estão alinhados à nossa Identidade Institucional”.

Já para o Diretor de Engenharia, Gustavo Maschietto, a novidade traz um importante recado. “Nosso histórico de grandes projetos no país evidencia nossa tradição na Engenharia e a nova marca traz a ideia da continuidade, seja na qualidade de nossos projetos e na forma como a Carioca constrói suas obras e transforma a sociedade e o futuro do país”.

Compartilhar